Receitas de Tibornias.

Tiborna de presunto, ovo e carne – aproveitamentos

Tiborna de presunto, ovo e carne - aproveitamentosVi num programa de televisão (que não me recordo qual) uma receita de tiborna de presunto.

Com tão bom aspecto decidi reaproveitar a ideia para o almoço e juntando o útil ao agradável, dar fim algumas sobras de comida que estavam no frigorífico.

Tiborna ou turricado (segundo andei a pesquisar) significa em algumas regiões do país o pão quente com azeite (que pode ser aromatizado com alho, oregãos, laranja, limão, entre outros).

Aproveitando esta base tradicional fiz a restante receita que resultou numa deliciosa refeição, muito prática e económica.

 

Receita para 2 pessoas

Grau de dificuldade – fácil

Tempo preparação- 30 m

Custo – económico

 

Ingredientes:

– Metade de 1 pão chapata

– azeite 1.b

– 3 dentes de alho

– 4 c. sopa de molho de tomate caseiro

– sobras de bife de vaca

– 1 ou 2 ovos

– 2 fatias de presunto

– queijo Edam

– oregãos secos q.b.

 

Preparação:

– Leve o pão ao forno até alourar. Quando alourar retire do forno e esfregue-o bem com os dentes de alho. De seguida , com o auxilio de um pincel de cozinha, unte o pão com azeite.

– De seguida unte também com molho de tomate caseiro para dar alguma cor ao pão.

– Coloque num lado da chapata o presunto e o queijo e salpique com oregãos , na outra ponta coloque a carne cortada ás tiras e cubra também com queijo. Ao meio coloque cuidadosamente o ovo (tempere ligeiramente de sal) e leve então ao forno a 200º (forno tradicional) cerca de 15 minutos ou até o ovo estar cozinhado.

– Retire do forno e sirva de imediato.

Fonte: Clicar aqui