Receitas de Tibornias.

Tibornia de Tomate

Sempre associei a palavra tiborna a pão embebido em azeite ou então ao conhecido prato de bacalhau. Mas na vida há sempre um mas. E ele, em relação à tiborna surgiu quando há uns anos almocei no restaurante Estrela da Bica onde serviram como entrada tiborna. Tiborna? – perguntei na altura. Sim, ao que me responderam, pão torrado com tomate picado, orégãos e azeite, algo bem português. E que belo mas. Gostei tanto que nunca mais me esqueci. E na altura em que o tomate nos chega cheio de sabor, nada melhor do que fazer uma tiborna.

 

Ingredientes:

3 tomates grandes; 0,5dl de azeite; 1 colher de sopa de orégãos secos; flor de sal; fatias de pão regional; 2 dentes de alho.

1. Cortar o tomate ao meio e retirar as sementes.
2. Cortar o tomate em pequenos cubos e colocar numa taça.
3. Regar com o azeite e polvilhar com os orégãos. Mexer e reservar.
4. Torrar as fatias de pão.
5. Esfregar as fatias de pão com os dentes de alho cortados ao meio.
6. Servir o tomate cortado em cima do pão. Polvilhar com um pitada de flor de sal e se necessário regar com um fio de azeite.

É de comer e chorar por mais. Uma entrada ou lanche tão simples mas que se come como se não houvesse amanhã. O pão depois de torrado e depois de colocarmos o alho também pode ser regado com o azeite. Eu como coloquei suficiente no tomate, só reguei a tiborna no final com um fio.

Fonte: Gazeta de Viseu