Festival da Tibornia
08 a 23 | Dezembro | 2017
O final do ano traz consigo a colheita da azeitona e a prova do azeite novo.
O festival da Tibórnia celebra o azeite, perpetuando a tradição, outrora exclusiva dos lagareiros, na prova da nova colheita em pão torrado.
Neste festival irão participar vários restaurantes.
Só para abrir o apetite nestes restaurantes vai encontrar verdadeiros festins gastronómicos que vão desde a prova de azeites, à tibórnia de broa de milho e farinheira, de enchidos, de bacalhau, de polvo ou de lulas, passando pelas lascas de bacalhau em cebolada de azeite ou pelo lombinho de porco preto em crosta de broa de milho e azeite, e terminando no pudim de azeite.
Referência no que toca aos roteiros gastronómicos da região, a tibórnia é também uma forma de elogiar as boas azeitonas e o bom azeite da região que podem e devem ser provados, nas suas diversas variações, nos vários restaurantes que se associaram ao Festival da Tibórnia
Com este festival pretende-se que sejam criados e recriados pratos que tenham como elemento fundamental o azeite novo.
Gente das Beiras
«Quase nada. Algum remendo de centeio nas quebradas, meia dúzia de belgas de milho nos nateiros dos rios, quatro azeitonas, uns toneis de vinho do Dão, a lã, o leite e a carne duns centos de ovelhas, um rebanho de cabras, duas trutas e um punhado de maçãs. Mas tudo isso o beirão multiplica com o seu amor. Do Caldo das couves faz um manjar, do azeite uma tibornada, da lã churra um cobertor de papas, e da carne de cabra um chanfana de endoidecer.»”
Miguel Torga