Tiborna de bacalhau
Tiborna de bacalhau
Adaptado de uma receita do Chef Miguel Vaz, À mesa com Monte Velho – 4 estações com ingredientes do Alentejo
serve 4, como entrada
4 fatias (grandes) de pão alentejano
2 colheres (sopa) azeite + azeite virgem extra para temperar
1 beringela, em rodelas
1 pimento vermelho, em tiras
4 tomates chucha, em rodelas
1 cebola (pequena), em meias-luas
2 laranjas
1 molho pequeno de hortelã
1 colher (chá) orégãos secos + extra para servir
4 dentes de alho
1 posta (grande) bacalhau
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Tempere o bacalhau com 1 colher (chá) de azeite e 1 dente de alho picado. Deixe marinar alguns minutos.
Coloque o restante azeite e 2 alhos picados num tabuleiro de forno. Junte a cebola, a beringela, o tomate e o pimento. Tempere com sal e pimenta preta moída na altura, polvilhe com os orégãos e mexa para envolver todos os ingredientes. Leve ao forno 20-25 minutos. Quando retirar o tabuleiro do forno, adicione hortelã picada e tempere com azeite.
Asse o bacalhau no grelhador, até lascar. Retire as peles e espinhas assim que puder manuseá-lo. Tempere também com hortelã. Esfregue o pão com o dente de alho restante, tempere com azeite, sla e pimenta e leve ao forno a torrar (8-10 minutos). Corte as laranjas em segmentos.
Disponha as fatias de pão numa travessa e divida os legumes assados e os seus sucos pelas 4 fatias. Faça o mesmo com o bacalhau e polvilhe com mais um pouco de orégãos secos. Termine com os segmentos de laranja e umas folhinhas de hortelã. Sirva com uma salada verde.